busca

Home

Colonoscopia Virtual

O que é?
É uma técnica que, dentro dos parâmetros atuais, pode ser utilizada em substituição a colonoscopia endoscópica, porém, somente como rastreamento de pólipos maiores que 1,0 cm e na pesquisa de alterações de obstruções intestinais.

A colonoscopia virtual é um método de avaliação do cólon, utilizando as imagens axiais obtidas por tomografia computadorizada em cólon limpo e distendido com ar, da mesma forma que se faz na colonoscopia convencional. Os dados obtidos pela tomografia computadorizada são trabalhados em computador com a finalidade de demonstrarem a mucosa cólica. Trata-se de um método seguro, não invasivo como o método convencional e bem tolerado pelo paciente, com grande potencial de ser utilizado no rastreamento do câncer cólon-retal.

Para que serve?
O câncer de cólon é uma das principais causas de morte, principalmente, em adultos idosos. Em geral, são decorrentes da longa e progressiva transformação de pólipos adenomatosos em câncer. A detecção e o tratamento desta doença em estágios iniciais levam a cura pela simples remoção dos pólipos.

Na colonoscopia virtual, as imagens originais são submetidas a um programa de computador que produz uma imagem tridimensional do cólon, isso torna possível a "navegação" ao longo da luz intestinal e permite a avaliação da mucosa intestinal sem que seja preciso introduzir um endoscópio.

Vantagens
Existem trabalhos na área médica comparando a colonoscopia virtual com a colonoscopia endoscópica e que trazem resultados animadores: a colonoscopia virtual permitiu identificar 90% dos pólipos com mais de 6 mm.

Os resultados com a Colonoscopia Virtual apontam para uma sensibilidade ao redor de 90% para pólipos maiores ou iguais a 1,0 cm, além do que é uma técnica melhor que o enema baritado, mais segura que a colonoscopia endoscópica, mais rápida e, potencialmente, com melhor aceitação pela população como teste de rastreamento de pólipos cólicos e possibilidade de avaliar as alterações extra-cólicas através de imagens computadorizadas.

Indicações
  • Rastreamento de pólipos/câncer cólico
  • Avaliação do segmento cólico acima de segmento obstruído
  • Avaliação do cólon pós insucesso da colonoscopia endoscópica
  • Pesquisa de neoplasias de cólon e causas de dor pélvico-abdominal
  • Pesquisa de neoplasias sincrônicas no cólon

Rua Peixoto Gomide, 625 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
Hospital 9 de Julho | Copyright 2014. Todos os direitos reservados.